10 dicas para iniciantes em costura

10 dicas para iniciantes em costura



1. Ao cortar os pedaços de tecido a serem costurados, siga o padrão com precisão e em milímetros. Marque muito bem o padrão, se for usar um, e use a mesma precisão ao transferir para o tecido. As peças mal cortadas dão um trabalho dobrado ao costurar: as mangas não se encaixam, falta um revestimento e o resultado é que você fica louco.

2. Para cortar bem, invista em boas tesouras. Vale a pena investir em duas tesouras: uma grande e pesada para cortar o tecido e a outra pequena, com uma ponta afiada para cortar as linhas e os detalhes. Tesouras velhas são boas, mas verifique o cabo e, se cego, envie-o para um apontador confiável. E lembre-se de que as tesouras de pano são apenas para pano. Não use para cortar outros materiais!

3. Mesmo que você não faça retalhos, vale a pena investir em uma base de corte. Se você deseja trabalhar com seções muito grandes de tecido, improvise uma mesa de corte. Não tente cortar o pano no chão como fiz antes. A menos que você tenha uma mão muito firme e uma tesoura muito afiada.

4. Se você estiver executando um projeto importante com um pano que nunca usou antes, lave-o antes para evitar uma contração inesperada. Não é necessário lavá-lo literalmente com água e sabão, basta molhar o pano em água por uma hora e secá-lo ao sol tenso. Isto é particularmente verdadeiro para tecidos 100% algodão.

5. Passe as costuras exatamente como mostrado. A tentação de "costurar no dedo" ou simplesmente pular esse passo é enorme, eu sei. Mas a costura faz uma grande diferença, mesmo em pequenos projetos. Para facilitar o trabalho, deixe o ferro e uma prancha em sua oficina e passe as costuras enquanto costura.

6. Você terminou de costurar? Corte as extremidades restantes do cabo nas extremidades imediatamente. Se você não deixar cortar até o fim, poderá enfiá-lo na agulha ou na bobina. O resultado é um ninho de ratos.

7. Sempre tenha uma faca de costura ao lado da máquina. Para quem não sabe o que é, aqui está a ferramenta de fotos que ilustra este post. Ele é seu amigo fiel para desmontar a costura e abrir a casa. Obviamente, também é possível desmontar a costura com uma tesoura de ponta fina, mas é mais difícil. E no começo, uma coisa é certa: você desarmará muitas coisas. Repito, muita costura. Tenha um cortador na mão.

8. Invista em uma boa iluminação para o seu escritório, especialmente se estiver costurando à noite. Se necessário, compre uma lâmpada fluorescente branca de 20W (elas ficam menos quentes e ecológicas) e coloque-a perto da máquina. Após 2 horas de costura, você amará sua lâmpada. Uma cadeira confortável também é uma ótima opção.

9. Não desanime. Costurar requer persistência. Comece com projetos simples e satisfação imediata como este suporte de tecido. No início, opte por peças retas com costuras retas. Não exija muito no início e aumente gradualmente a dificuldade dos projetos.

10. Se você tem dúvidas ou não sabe de nada, lembre-se de que o Google é seu amigo. Existem vários sites, imagens e vídeos sobre técnicas de costura na rede, basta olhar. E é sempre bom ter um bom livro de costura básico na prateleira como referência.
AbrirFecharComentários